Chega o Inverno e a primeira vontade pode ser fugir para um destino tropical, e esquecer o frio! Sabe lindamente, verdade! Mas o frio tem o seu encanto: os casacos, os gorros e as luvas, as bebidas quentes, o querer passar mais tempo dentro! E de repente estamos na época natalícia! E depois do choque inicial: como assim já é Natal(?!), que nos lembra que isto passa a correr, as cidades ficam iluminadas e ganham uma magia especial! E há cidades que ficam especialmente incríveis e são destinos perfeitos para visitar nesta época! Querem sugestões?
Nova Iorque
Não há como escapar a esta cidade que é incrível o ano inteiro mas nesta altura fica toda iluminada e ainda mais especial! Faz parte do nosso imaginário, e até parece que já conhecemos por todos os filmes e séries que vimos! As montras decoradas, as luzinhas em todo o lado, o Rockefeller Center com a sua árvore de Natal gigante e o ringue de patinagem, Jingle Bells all over, as melhores lojas para fazer as compras e para se desgraçar, tudo num clima ainda mais mágico! O único senão? O frio! O ideal é ir muito bem equipado e entrar em todos os museus, restaurantes, lojas, monumentos para aquecer e esperar que o calor humano ajude!
Um boa altura para ir? Na semana do Thanksgiving, que será na última semana de Novembro ou nas semanas que antecedem o Natal! Uma razão óptima para ir no fim de Novembro é a Macy’s Thanksgiving Parade que será dia 28 de Novembro, um desfile com balões gigantes, fanfarras, e actuações incríveis que já parte da história da cidade, podem ter toda a informação aqui!
E o que podem ver nesta época para além do roteiro habitual na cidade, para além do desfile da Macy’s?
- O espetáculo “Radio City Christmas Spectacular” no emblemático Radio City Music Hall, que está em cena de 8 de Novembro a 5 de Janeiro! Podem reservar bilhetes e espreitar sobre o espectáculo aqui!
- Decorações de Natal por todo o lado, para além das grandes lojas pela 5 avenida fora! Vale a pena sair de Manhattan e ir Brooklyn, mais precisamente a região de Dyker Height, onde as casas estão todas enfeitadas e iluminadas! Em 1986, um casal começou a decorar a sua casa, e muitos vizinhos fizeram o mesmo e começou uma tradição neste bairro que ficou famoso, e recebe milhares de visitas nesta altura do ano! A decorações começam a ser montadas na semana de Acção de Graças e ficam até Janeiro, ideal é ir antes que anoiteça e assistir ao momento em que as luzes são ligadas! Pode-se de ir de metro até lá, quase 5o minutos, ou até ir numa excursão! Mais info aqui!
- Há feirinhas e mercados de Natal espalhados pela cidade, mas o Bryant Park Winter Village vale mesmo a pena a visita, assim como o famoso Central Park, o Higline e o Madison Square Garden! E claro ver um musical na Broadway! Há melhor programa de Natal?
Helsínquia
Ando há anos a sonhar com uma ida aos países nórdicos, ainda para mais sendo cada vez mais fã da decoração escandinava (quem não?)! Helsínquia na Filandia está na #wishlist
e no Natal fica ainda mais mágica! Apesar das temperaturas abaixo de 10°C, o clima é de calor mas vão na mesma muito bem agasalhados! As lojas e os restaurantes estão aquecidos e têm aquele ar confy que apetece entrar para um chocolate quente ou um chá! O Mercado de Natal de Helsínquia abre no coração da cidade nas semanas antes do Natal., com imensas casinhas que vendem artesanato, lanternas, enfeites de Natal, comida e bebidas quentes! Há quem diga que é a cidade do Natal, toda enfeitada e com neve! E para além de visitar as maiores atrações da cidade, o que acontece nesta altura?
- Um dos eventos de Natal mais mágicos de Helsinque, o Winter Circus acontece de 9 de novembro a 14 de janeiro no Cable Factor em Pannuhalli. Um espectáculo de circo, videoarte e dança! Melhor reservaram já para o ano que este ano já foi!
- A Stockmann é a Harrods lá do sítio! As montras ficam todas enfeitadas e a inauguração é uma festa! A não perder!
- E ainda podem ir até à Lapónia Finlandesa, Rovaniemi, e visitar a casa do Pai Natal! Estão a imaginar o entusiasmo de uma criança poder entregar a sua carta ao vivo ao Pai Natal? ( sem desprimor para os pais natais amorosos dos centros comerciais) Para irem de Helsínquia até lá, há um comboio nocturno que demora 12 horas a lá chegar, mas deve ser super giro de fazer! E depois chegam à Aldeia do Natal que deve fazer com qualquer pessoa fica a amar o Natal! E podem dormir na própria Aldeia do Pai Natal, para sonhar ou mesmo ir cliquem aqui!
Das coisas menos boas: um frio desgraçado e a quase inexistência de luz do sol! Mas dá vontade na mesma, certo?
Londres
Um destino mais perto, com voos baratos e que nunca falha! É daquelas cidades que podemos visitar vezes sem conta e não nos cansamos! Nesta época, fica ainda mais especial! A cidade fica toda enfeitada, há vários mercados de Natal, há espectáculos sempre, há mil lojas para entrar! E coisas boas para fazer nesta altura?
- Ir ao Hyde Park Winter Wonderland,além de um mercado cheio de lojinhas, há um ringue de patinagem, há espectáculos, há um parque de diversões, há uma roda gigante, tudo salpicado de frio e músicas de Natal!
- Patinar na pista de gelo da Somerset House, que se transforma num oásis de Inverno mágico com uma pista gigante. Este ano no dia 7 de Dezembro, pode-se esquiar a noite inteira! How cool is that?
- Ir à Hamley’s, a maior loja de brinquedos da cidade, sobretudo se forem com crianças! Este ano não vai haver parada de Natal, mas ainda assim vale sempre a pena a visita e preparem os cartões bancários para evitar birras, sim?
- Ir à Trafalgar Square, uma espécie de centro de Natal em Londres, com vários concertos grátis de Coros de Natal e uma árvore de Natal gigante!
- Ver o espectáculo Mary Poppins ou qualquer musical, vi em Nova Iorque e fiquei de boca aberta, como uma criança pequena!
Paris
Paris é uma cidade maravilhosa, e um clássico como Londres! No Natal fica ainda mais iluminada, cheia de feirinhas de rua, a Torre Eiffel e os Champs Elysées ainda mais imponentes, as montras das lojas e galerias são por si só um espectáculo! Os clássicos não podem deixar de ser visitados, mas há extras nesta época! Quais?
- Galerias Lafayette, com montras incríveis que são pequenos espectáculos, uma árvore de Natal gigante sempre diferentes e uma decoração luxuosa! Podem nem comprar nada nesta loja enorme, mas vão ver tudo que é grátis! A Printemps também merece uma visita!
- Mercados de Natal, há vários espalhados pela cidade, cheios de casinhas de madeira que criam uma atmosfera mágica! A não perder: Les Halles, Notre-Dame, Les Tuileries, Saint-Germain-des-Prés, Champs-Elysées e o enorme Mercado de La Defense!
- Fazer um Tour pelas Iluminações de Natal, passam pelos principais monumentos da cidade, todos iluminados, sentados, com direito a uma manta e a uma bebida quente!
- DisneyLand, é quase pecado levar miúdos a Paris e não os levar lá! A Disney é sempre mágica o ano inteiro, mas imaginam no Natal? Nunca fui nesta altura, mas consigo imaginar a cara de felicidade ao ver o Desfile de Natal? Pronto, vão fazer as crianças felizes e depois contem-me tudo! Os nossos ainda são minis, mas está na #wishlist!
Serra da Estrela
Quando pensamos num cenário de Natal perfeito dos filmes, temos neve no cenário, certo? Em Portugal, nada como a a Serra da Estrela, um destino incrível o ano inteiro mas ainda mais bonito na época fria! E para além da neve, há uma Aldeia Natal para visitar em Seia, de 7 de Dezembro a 1 de Janeiro. Não uma aldeia toda fabricada, mas uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha! Há um mercado, presépios, oficinas de cozinha, oficinas de Natal, tudo genuíno e criado pelos habitantes da aldeia!
Todo o resto do roteiro pela Serra da Estrela, podem ler este artigo que o ano passado estivemos lá! Ah e hotéis? Aqui vão 5 sugestões incríveis para não vos faltar nada!
Já ficaram com vontade de viajar? Se não puderem ir este ano, pesquisem na mesma sobre os sítios porque sonhar é grátis! Se adoram Mercados de Natal, pesquisem no amado Google e vejam a delícia e a quantidade que há pela Europa fora!
Boas Viagens!
Sofi ♥