Amesterdão, uma cidade perfeita para namorar!

Quando temos filhos, viajar a dois é uma desculpa perfeita para desligar e para namorar! Aproveitar a data de aniversário de casamento, de namoro, ou de aniversário é logo mais fácil para acontecer! Fazer dessa data uma tradição, e assim dica mais fácil não falhar essas mini férias. Diria que 4 dias é óptimo para uma escapadinha: acrescentar dois dias ao fim de semana e voilá! Arranjar quem fique com os miúdos, se for o caso e marcar tudo!

Este ano, depois de várias indecisões quanto ao destino, o meu marido fez-me uma surpresa. A viagem estava marcada mas não sabia o destino. Só soube no aeroporto, e mesmo no portão de embarque: Amesterdão, que queria conhecer há muito tempo e era uma das minhas opções preferidas! E de facto, não desiludiu. Uma cidade linda com os seus canais,  e casinhas típicas que parecem de bonecas, luzinhas em décors brancos escandinavos que parecem sacados do Pinterest! E não faltam coisas para ver: museus incríveis, lojinhas giras por todo o lado, imensos restaurantes e cafés com comida óptima, o bairro Red Light District para dar algum spicy à coisa, bares para dançar! Outra das coisas que adorei foi poder fazer tudo de bicicleta! Se há cidade perfeita fazer em duas rodas e a pedalar é esta, há ciclovias pela cidade inteira, e é dos meios de transporte mais comum, há mais bicicletas do que carros e dos que os habitantes da cidade! Alugámos uma bicicleta perto do hotel para os dias todos da estadia, e fizémos sempre tudo sobre rodas, dia e noite, mesmo quando choveu! Alugámos na Black Bikes, e correu tudo bem, mas não faltam lojas de aluguer espalhadas pela cidade! Se forem com crianças, há atrelados para as levar que vão adorar!

Como foi viagem surpresa, e o Miguel já tinha ido, nada estava programado! E na verdade, não somos de organizar tudo ao pormenor! Faço listas do que não quero perder, peço dicas a quem já foi, pesquiso os restaurantes do momento. Mas do que gosto mesmo é ver como vivem as pessoas, e imaginar-me a viver lá! Adoro sentar-me numa esplanada, pedir um capuccino e ver a vida a acontecer à minha volta, ouvir a língua, ver as pessoas! Não somos aqueles turistas com tudo marcado, a correr de um lado para o outro para ver tudo e fotografar tudo, como os japoneses! Não há mal nenhum em fazer assim, mas às vezes é bom olhar com olhos abertos e com o coração feliz de estar num destino onde nunca tínhamos ido! É a magia de viajar para mim!

Depois deste momento de instropecção, vamos ao roteiro e ao que não podem perder nesta cidade incrível! Fomos à praça dos museus, o Museuplein, onde está o Rijksmuseum, o Museu Stedelijk de Arte Moderna e o Museu Van Gogh! É uma zona obrigatória, mesmo que não queiram ir visitar os museus! Nós perdemos-nos na loja do Stedelijk Museum mas não nos apeteceu ir visitar as exposições, é preciso não forçar a vontade! Fomos visitar o Moco Museum, mesmo ao lado também  e vale mesmo a pena: um edifício incrível focado em artistas contemporâneos e modernos, com uma exposição incrível sobre o Banksy! Ainda sobre museus, também visitámos o Museu Van Gogh, um clássico da cidade mas para isso aconselho a marcarem bilhetes com antecedência aqui! Escolhe-se o dia e a hora e voilá! À porta pareceu-me uma missão impossível conseguir bilhetes! Outra missão impossível, a menos que sejam organizados, é ir  à Casa de Anne Frank! Se querem mesmo visitar, têm que marcar com antecedência de 1 mês. Como era viagem surpresa, não marquei nada e nos dias que lá estivemos já estava esgotado! Mas eu adoro desculpas para voltar a sítios que adorei! Amesterdão, i’ll be back!

O FlowerMarket, dizem que é de visita obrigatória e fomos, mas são umas 7 ou 8 bancas onde vendem flores, sementes, e souvenirs, feitas para turistas! É giro para ir lá comprar umas tulipas, e tirar uma fotografia mas confesso que esperava mais! Para tirar a fotografia sejam discretos, sim? Dizia lá que era proibido! Ups! A zona à volta tem restaurantes, bares e ruas bem giras! Percam-se!

E por falar em perder, quem não adora encontrar aquele spot cheio de lojas giras, cafés e restaurantes cool onde se sente a vibração da cidade! Eu adoro! Normalmente, vamos lá por intuição e não gosto da sensação de não encontrar o lugar certo! Facilito-vos a vida: 9 Straatjes é uma dessas zonas! Perdemo-nos lá! A sorte é viajar com bagagem de mão e não há espaço pra levar muita coisa! Fomos também explorar a zona de Oud West, onde almoçámos no Food Hallen, um mercado com vários tipos de comida, à semelhança do que existe cá!
É engraçado mas não vale a viagem de propósito, estava super cheio e imenso calor!

Um dia dos dias fizémos um passeio, sempre de bicicleta, pelos parques mais conhecidos de Amesterdão. Comecámos no VondelPark, e fomos até Westerpark, onde existe o complexo WesterGas, que era antigamente uma antiga fábrica de gás! E agora é um complexo multicultural, com várias lojas, galerias, restaurantes e eventos! Como fomos num de semana, estava muito calmo, mas se quiserem visitar vão a um domingo que é onde tudo acontece! Sobretudo no primeiro domingo de cada mês! Espreitem aqui! No regresso, passeámos pela zona de Haarlemmerbuurt, cheia de lojinhas! Googlem estes nomes difíceis, sim? Acabámos o dia no Adam Look’Out, que tem a melhor vista da cidade e vale mesmo a pena! E ao fim do dia parece-me o program perfeito! Para lá chegarem apanham um barco tipo ferry, onde podem ir com as bicicletas! A experiência começa logo no elevador, todo xpto, mas lá em cima vale mesmo a pena com uma vista de 360º da cidade! Para os mais aventureiros, há um baloiço gigante onde os vossos pés podem dançar a 100 metros de altura, o Over The Edge. Socorro! Lá há também um restaurante, e bar onde podem beber um copo a apreciar a vista! Se quiserem ter uma experiência daquelas ‘once in a lifetime’, podem ir ao Moon, comida de autor com uma vista incrível da cidade!

Mesmo depois desta vista, e sendo o nosso último dia, ainda hesitantes se devíamos  fazer um passeio de barco, acabámos por ir! À porta da Casa Anne Frank, que não visitámos, estava um barco com um ar super simpático que nos fez não resistir! E ainda bem! O passeio demora 1 hora, custa à volta de 15€ por pessoa, servem bebidas, e contam histórias super giras da cidade que de outra forma dificilmente saberíamos! Como o preço de uma casa flutuante, o número de bicicletas na cidade ou a história específica de um edifício! Fizemos com a Flagship deve haver mil companhias que fazem estes passeios, mas esta posts recomendar!

Para comer, esta cidade é um sonho! Estão a ver aqueles pratos lindos de morrer, super instagrámicos, que sabem ainda melhor do que parecem? Acho que pode haver má comida, mas se forem pessoas atentas e souberem escolher, vão comer sempre bem! Onde não podem deixar de ir?

  • Pluk, há vários pela cidade, comida óptima para um brunch, almoço, ou lanche! Bolos incríveis, smothiees, tostas de abacate com ovos! Super na moda e óptimo!
  • The Avocado Show, tudo leva abacate!! Mas é mesmo óptimo!
  • Venus & Adonis, não foi na nossa noite de anbiversário de casamento mas devia ter sido! Ambiente romântico, comida incrível, mas caro!
  • Esco Bar, onde jantámos mas achei mais giro só para beber um copo!
  • Ter Marsch & Co, não comemos lá, mas só a decoração vale a pena um copo! Mesmo em frente ao Flower Market!
  • Mastino , pizzas vegan e sem glúten num sítio giro!
  • Restaurant Bar Kantoor, fica no Westerpark, tem uma decoração incrível, e óptimo ambiente! Só parámos para uns drinks, mas óptima para refeições ou um brunch ao domingo!
  • Winkel 43, obrigatório ir e comer a melhor tarte de maçã de sempre mesmo que não gostem de tarde de maçã! Aberto até tarde, nós fomos às 23h da noite beber um chá e comer uma fatia! As regalias de viajar sem filhos! 🙂
  • Bakers & Roasters, do género do Pluk, não fomos mas  tinha tudo óptimo ar!
  • Zona para beber um copo: o bairro de Pijp! Have Fun!

Onde dormir? 

  • Dikker & Thijs Hotel, este foi o hotel onde ficámos! Não seria a minha escolha, mas era super central, e um hotel mais típico holandês para entrar no espírito! O quarto era super simpático no último andar com uma varanda e uma casa de banho com vista! O pequeno-almoço não compensa! Melhor e mais barato em cafés, ao lado!

Estes são sugestões minhas, depois de muita pesquisa, e qualquer um deles me parece óptima opção!

 

Amesterdão foi mesmo uma escapadinha de 4 dias perfeita! Vou querer voltar, com amigos, com os miúdos, só os dois! É o género de cidade onde podemos voltar muitas vezes sem cansar! Já estão com vontade de ir?

 

Boas viagens!

Sofia ♥

 

Seguir:
Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *