Fim de Semana entre o Fundão e a Serra da Estrela

Devia ser obrigatório para todos os portugueses: ir pelo menos uma vez na vida à Serra da Estrela! Nem é tanto pela neve em si, se for tempo para isso, são mesmo as paisagens com que somos brindados. Daquelas de sair do carro para respirar o silêncio e agradecer viver num país tão incrível! WOW!

Saímos sexta à tarde de Lisboa, para não apanharmos aquele trânsito caótico, e fomos directos ao Fundão, onde ficámos a dormir. Ficámos hospedados numa villa muito simpática, perfeita para famílias no Cerca Design House. Uma sala com kitchenete, mesa de refeições, uma salamandra que no Inverno dá aquele charme irresístivel, uma TV onde os desenhos animados nos dão mais 30 minutos de ronha, uma vista óptima para a serra, para o jardim, e para um das piscinas do hotel, um quarto com uma cama familiar óptima e fofa (só não aprovámos as almofadas)!
     
Depois de deixarmos tudo no hotel, e pormos o pijama ao mais novo, fomos jantar e muito bem! No restaurante Alambique  que faz parte do hotel Alambique de Ouro, com um ambiente muito típico e cosy, e com aqueles menus super portugueses que fazem a escolha ser difícil! Deliciámo-nos com um arroz de cabrito! Top! E o hotel tem umas decorações de Natal com direito a Pai Natal gigante, rena e todo um cenário branco!

Acordámos em modo Slow, somos sempre dos últimos a ir tomar o pequeno almoço, e fomos até Manteigas por umas estradas lindas! Fomos visitar a Fábrica de Burel, que esteve há uns anos em perigo de fechar, mas foi recuperada e que para além da história e do património que guarda, produzem peças incríveis! Para além da loja, a Burel Factory faz visitas guiadas à fabrica onde ficámos a saber toda a sua história.  Vale mesmo a pena a visita!

O burel, feito de lã de ovelha,  era antigamente usado para as capas dos pastores, mas hoje em dia, as suas utilizações são diversas: sapatos, malas ou até revestimentos de parede! E já existem mais de 50 cores, resultante de vários processos  de tingimento.  Durante a visita guiada, explicam o processo todo que a lã é sujeita até à peça final, sendo que muito do processo ainda é manual e algumas das máquinas são dos anos 40! Amei ver os livros com os segredos da tecelagem como códigos e desenhos  que só alguns dos trabalhadores mais antigos sabem ler!

Depois fizemos a estrada até à Torre, com paragens para desfrutarmos das paisagens incríveis e do silêncio da montanha. Os miúdos vieram o tempo todo a dormir, o que foi perfeito. Há lá coisa mais querida do que bebés da dormir?  Sobretudo em viagem! Chegados lá acima, havia pouca neve mas cumpriu o prometido! Ver neve e brincar! O Vasco teve medo no início, e o Duarte chorou quando tocou na neve pela primeira vez… Uns pais queridos que se esforçam, e é depois é isto! Mas fomos para o lado com menos gente, e com uma vista incrível, e acabaram a adorar! O Vasco até teve direito a um mergulho em água gelada! UPS!

Fomos almoçar ao Sabugueiro já tarde, no Restaurante Miralva, super simpático e caseiro! E aproveitámos para comprar as típicas pantufas da serra para todos! O Sabugueiro esta cheio de lojinhas com produtos da região! E quem for em altura de neve à séria, pode comprar aqui aqueles mini trenós para os miúdos deslizarem na neve!

No Vale do Rossim tivemos direito a acabar o dia com um pôr do sol incrível! É uma praia fluvial, que deve ser óptima no Verão para dar mergulhos, nesta altura só mesmo para ficar deslumbrado com a paisagem e tirar fotografias! Depois fomos visitar a Casa das Penhas Douradas, um hotel lindo estilo chalet de montanha, onde queríamos ter jantado mas fomos cedo demais! E onde queremos muito ir! #buckelist

Regressámos ao Fundão com um salto à Covilhã, para comprar fraldas, aquele glamour da paternidade, e onde acabámos por jantar em modo improviso não recomendável à altura deste blog! Chegámos ao hotel com miúdos num excitex, e os planos para um filme à lareira a dois, acabaram numa pijama party a quatro!

Domingo foi dia de visitar Castelo Novo, uma aldeia histórica maravilhosa com uma paisagem de 180 graus inacreditável! Estava um sol incrível, e um calorão de quase Verão! Fomos visitar o Castelo e demos um passeio pela aldeia! Depois ainda fomos espreitar outro hotel que vai directo para a #bucketlist, podem ler tudo aqui! Fomos almoçar ao Fundão, num restaurante típico, com bom ambiente e umas sopas óptimas, o Dona Hermínia, onde mandei para trás uns filetes de polvo que não gostei, mas trouxeram-me um polvo à lagareiro óptimo para compensar! Para ajudar à digestão, fomos ver o Presépio,  e fazer a estreia do Duarte num carrossel! Miúdos felizes, família à estrada!

Por falar em estrada, neste fim de semana levámos uma carrinha 4×4 Skoda Octavia Skout, marca que confesso nunca me tinha despertado curiosidade, mas que nos conquistou completamente! Carrinha super confortável, com um ecrã touch todo cromo que emparelha com o nosso telemóvel e fica tudo conectado! Não tem três lugares atrás, o que implica aquele aperto desconfortável se algum adulto tem que ir no meio das cadeirinhas dos miúdos, mas tem uma mala gigante para compensar e  entradas USB e até uma tomada que deu para carregar a bateria da máquina fotográfica! Uma condução super confortável e segura, e uma tracção que nos permitiria subir a Serra com neve, se fosse o caso! O Miguel, como bom homem que é, ficou com vontade de comprar uma carrinha igual! Skoda, aprovadíssimo! ♥

Este é daqueles fins de semanas em Portugal que vale mesmo a pena ir. Claro que às vezes ter os dois miúdos a chorar no carro nos faz pensar: porque raio decidimos vir? Mas no total esses momentos equivalem a 1 hora, e tudo o que vimos foi maravilhoso mesmo! E depois poder sair do carro, contemplar uma vista incrível com os dois miúdos a dormir no carro, ou um miúdo que não quer vir embora do hotel fazem tudo valer a pena! Queremos educá-los a serem do verbo IR, como os pais! Verem paisagens diferentes, conhecerem pessoas e lugares novos, crescerem a perceberem que o mundo é bem mais que a sua casa!

E por aí, aventuras na Serra da Estrela? E dicas para partilhar?

 

 

Seguir:
Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *