Koh Lipe, um pequeno paraíso!

Não me vou esquecer nunca da chegada a Koh Lipe! Viemos de Langwaki num ferry,  e a uns metros da praia passamos para aqueles barcos de madeira típicos da Tailândia! A vista é logo maravilhosa: uma praia óptima e pequena cheia de hotéis e restaurantes, e uma cor de mar azul incrível! Saímos do barco, e há um controle de passaportes numa espécie de esplanada mesmo em cima da praia. Como vínhamos da Malásia era preciso mostrar os passaportes. Enquanto esperamos, os miúdos já estão a brincar na areia. Um luxo!

O nosso hotel era logo nessa praia, a Pattaya Beach, e fomos a pé para o hotel areal fora enquanto un senhor levava as nossas malas num carrinho de mão. Tudo em estilo tropical, sem luxos! Em Koh Lipe não há carros. Agora há motas, e tucs-tucs mas há uns tempos nem isso havia! A ilha é pequena, e em 10 minutos estamos do outro lado da ilha!

Ficámos hospedados no Mali Resort Pattaya Beach que adorámos: os quartos são umas casinhas de madeira com as casas de banho ao ar livre, super Bali style! O hotel não tem grande estrutura para além doas quartos: a recepção é mini, não tem piscina, e o pequeno almoço é no bar da praia mas para nós foi perfeito! O hotel fica mesmo em cima da praia, e o mar é tão calmo que nem se precisa de piscina. Mas há outro Mali Resort na ilha na Sunrise Beach, e esse já tem piscina e uma estrutura maior para quem preferir. Fomos lá passar almoçar e passar uma tarde e adorámos!

Koh Lipe tem três praias: Pattaya Beach, Sunrise Beach e Sunset Beach! Nós ficámos indecisos a decidir para que parte da ilha devíamos ir mas acho que Pattaya Beach foi uma óptima escolha. Apesar de ser a praia onde chegam os barcos, mesmo em frente ao nosso hotel era super tranquilo e é onde fica a entrada da Walking Street. E o que é a Walking Street? Pelo nome percebem logo: basicamente é uma rua que liga Pattaya Beach até perto de Sunrise Beach, cheia de restaurantes, lojinhas, casas de massagem, agências para comprar os bilhetes de barco ou passeios pela ilha, supermercados, tudo! Fomos jantar quase todos os dias à Walking Street, menos na primeira noite que fomos jantar a um hotel super giro: o Castaway Resort. Super descontraído, tudo em madeira, um ambiente incrível mesmo em cima da praia Sunrise, também uma óptima opção de alojamento em Koh Lipe. Nós adoramos estes resorts de casas de madeira no paraíso, em estilo amor e uma cabana, mas com ar condicionado! E nestas ilhas em que é tudo perto, é sempre uma boa opção ir almoçar ou jantar a um resort onde se pode aproveitar a piscina ou a vibe do hotel e passar uma tarde! Outro hotel onde devem ir se forem a Koh Lipe: Mountain Resort. Não o recomendaria para ficarem hospedados, não achei muita graça, mas a vista para a praia é incrível! Chegámos mesmo ao fim do dia, e enfiamo-nos no mar a assistir ao pôr do sol e nem tirámos uma fotografia de jeito mas é incrível!

A nossa vida em Koh Lipe resumiu-se em mergulhos no mar, comer, dormir, passear, a chamada Vida Boa! Um dos dias alugámos um barco durante 5 horas e fomos passear! Compensa mais irem num barco privado, e poderam fazer a viagem como querem. Claro que vão sempre parar às ilhas que os outros turistas também vão, mas têm mais liberdade. Nós ficámos mais tempo numa ilha deserta porque entretanto o Duarte adormeceu, e debaixo de umas árvores estava o cenário perfeito para uma sesta. E assim se vos apetecer voltar mais cedo, é só pedir. Se forem naquelas excursões de grupo não têm essa hipótese. Se forem sem filhos, podem fazer tudo! Com crianças, é só não arriscar tanto mas faz-se tudo na mesma. Na última paragem do passeio de barco, estavam os dois miúdos a dormir e nós pudemos fazer snorkling! Mas não era aquele sonho de água transparente sempre cheio de peixes de todas as cores, era no meio do mar escuro cheio de barcos à volta com imensos turistas chineses todos excitados a filmar e a fotografar tudo como se estivessem nas Maldivas! Socorro!

 

Por falar em Maldivas, sabiam que Koh Lipe é conhecida com as Maldivas da Tailândia? Assim uma espécie de Maldivas dos pobres, porque na Tailândia é tudo muito mais barato! Nós como adorámos Koh Lipe ficámos ainda com mais vontade de ir às Maldivas, que deve ser mesmo O Paraíso!

Se estão a pensar ir à Tailândia e querem colocar Koh Lipe no vosso roteiro, tentem ir pela Malásia porque é muito mais fácil, sobretudo se vão com crianças! Na nossa viagem, fomos por Langwaki que é só uma hora de barco até lá, podem ver o nosso roteiro aqui! Se forem por Bangkok a volta para lá chegar é bem maior. O ideal é ir até Krabi e começar o roteiro por aí. Podem começar por Railay Beach, a última praia do nosso roteiro, e a partir daí ir para as ilhas. Há sempre ligações de barcos até Phuket, ou as famosas Phi Phi, ou até Koh Lanta. Nós fizemos ao contrário, e fomos de Koh Lipe até Koh Lanta e essa viagem de barco foi a pior de todas. São 3 horas numa lancha rápida com um motor que faz uma barulho ensurdecedor (levem tampões)! E como somos sempre os mais relaxados, fomos os últimos a entrar no barco e já não havia lugares! Houve uma alma caridosa que me cedeu a cadeira onde fui com o Dudu, e o Miguel foi no banco de trás com o Vasco! Até acabou por se fazer bem a viagem, com o Dudu a dormir e o Vasco a ver filmes da Netflix, mas acabámos todos ligeiramente surdos! Podem ver horários de barcos aqui! Entre meados de Maio e Agosto, deixam de haver tantas ligações marítimas e algumas companhias não operam por causa do tempo.

Mas valeu super a pena porque Koh Lanta foi maravilhoso! Tinham-nos dito que depois de Koh Lipe tudo ia parecer pior, mas tivemos uma bela surpresa! Em breve conto tudo sobre Koh Lanta!

Perguntem tudo o que quiserem saber!

Sofi ♥

 

 

 

Seguir:
Share:

2 Comments

  1. Andreia Ferreira
    17 Junho 2019 / 18:07

    Adorei toda a descrição! Desde que nos cruzámos na volta de São Miguel no aeroporto (somos as mamãs das duas gémeas bebés), que metemos na cabeça que para o ano vamos à Tailândia! 😊
    Por isso vou sem dúvida pedir alguns conselhos e dicas à Sofia para nos prepararmos 😊
    Beijinhos para todos😉😘

    • Sofia Correia
      Autor
      9 Julho 2019 / 13:48

      Olá!

      Ai que bommm!Vão sim!

      Depois perguntem tudo o que precisarem!

      Beijinhos
      Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *